As 3 maiores hidrelétricas do mundo

Conheça as 3 maiores hidrelétricas do mundo

Você sabia que uma das maiores hidrelétricas do mundo fica em Foz do Iguaçu?

A Itaipu Binacional um dia já foi a maior de todas e, atualmente, mesmo que tenha ficado pra trás em tamanho, continua líder mundial em produção!

Confira na matéria abaixo!

ENERGIA HIDRELÉTRICA | Como é o funcionamento das maiores hidrelétricas do mundo?

Existem várias formas de gerar energia, a força da água é uma delas.

Uma hidrelétrica é um conjunto de construções planejadas para barrar a água de um rio, aproveitar a força dessas águas fluviais e a transformar em energia.

Você provavelmente já ouviu os nomes barragem, represa e usina como se fossem uma coisa só, mas na realidade cada um tem uma função específica. Dá uma olhada:

  • Represa: é onde se armazena a água
  • Barragem: é a infraestrutura de obra civil (concreto, enrocamento e terra)
  • Usina: é o nome dado ao conjunto todo, onde se transforma a matéria-prima.

As usinas são, acima de tudo, construídas em regiões onde os rios possuem grandes volumes de água e algum desnível, o que ajuda a aumentar a pressão da água e, consequentemente, a produção de energia.

O processo é simples: a água em movimento produz energia potencial ao passar pelas tubulações da usina. Posteriormente, essa energia é transformada e energia mecânica. Como as tubulações são ligadas a um gerador, nele é gerada a energia elétrica!

Essa forma de geração de energia é rentável porque, apesar do alto custo da construção da estrutura, o combustível que a gera (a água) é gratuita. Além disso, a vida útil de uma hidrelétrica é de aproximadamente 200 anos!

A energia hidrelétrica tem diversas vantagens, por exemplo, é um recurso reutilizável pois provém da água da chuva e ajuda a emitir menos gases de efeito estufa.

AS MAIORES HIDRELÉTRICAS DO MUNDO

Foto ilustrativa de uma hidroelétrica
Foto ilustrativa do vertedouro de uma Hidrelétrica – Freepik

1. Usina de Três Gargantas (China)

Nos dias de hoje, a maior usina hidrelétrica do mundo fica no rio Yang Tsé, na China.

Seu reservatório de água tem mais de 600 km! O comprimento total da usina é de 2,2 km e a parte mais alta da barragem fica 185 metros acima do nível do mar. É a estrutura de concreto mais pesada da Terra!!

A usina encerrou 2020 com um marco de produção por ano! Foram gerados aproximadamente 111,8 milhões de MWh, sendo que foi projetada para gerar 88 milhões de MWh.

São 32 unidades geradoras e capacidade instalada de aproximadamente 22,5 mil MW!

2. Itaipu Binacional (Brasil e Paraguai)

Itaipu Binacional, uma das maiores hidrelétricas do mundo
Itaipu Binacional – Foto cedida pelo atrativo

Dividida entre dois países, Brasil e Paraguai, a Itaipu foi considerada a maior do mundo até o ano de 2012, quando as obras da Usina de Três Gargantas foram finalizadas.

Localizada num ponto estratégico entre os dois países, a Usina fez de Foz do Iguaçu a sua casa e, desde a sua inauguração, tem tido enorme importância no desenvolvimento da Tríplice Fronteira.

Começou a ser construída em 1975 e foi concluída em 1982, porém iniciou as operações apenas em 1984. Para construir essa maravilha do mundo moderno, foram necessários 17 bilhões de reais em investimento, aproximadamente 40 mil trabalhadores e muita união entre os países.

Suas 20 unidades geradoras têm capacidade instalada de até 14 mil MW. A usina é responsável por cerca de 10,8% da energia consumida no Brasil e 88,5% da energia consumida no vizinho Paraguai!

Em questão de recordes, a Itaipu ainda é a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta – com mais de 2,7 milhões de GWh no total desde o seu início.

Além disso, você sabia que a Itaipu também é um atrativo turístico?

Existe todo um Complexo Turístico na usina, onde são oferecidos 3 passeios: a visita panorâmica, o Ecomuseu e o Refúgio Biológico.

Visita Panorâmica

Logo no início da visita, um vídeo institucional conta a história da usina hidrelétrica, desde sua idealização até os dias de hoje.

Depois disso, você embarca em um ônibus que percorre a usina com guias especializados que explicarão mais detalhes sobre o funcionamento da usina. O mais legal é que você pode ver de pertinho as estruturas magníficas que compõe a Itaipu Binacional!

É importante ressaltar que neste momento de pandemia, a Itaipu redobrou os cuidados nos passeios. A visita panorâmica está sendo realizada, porém os únicos lugares disponíveis são os da parte superior do ônibus, que é aberta.

Ecomuseu

Uma experiência única de interação e volta ao passado, o Ecomuseu recria cenários mais antigos do que você imagina!

Desde a pré-história até a povoação da cidade e a construção da usina, são vários elementos que ajudam a tornar o ambiente mais próximo à história que ele se propõe a contar.

Cenários fiéis ao passado, totens eletrônicos e uma maquete gigante fazem parte deste espaço cultural. O circuito é dividido em módulos que retratam desde a ocupação da região da usina na margem brasileira até os projetos de conservação conduzidos pela binacional.

Refúgio Biológico

O Refúgio é uma unidade de preservação da fauna e flora locais, ameaçados pela construção e formação do reservatório da Usina.

Refúgio Biológico, parte do complexo turístico de uma das maiores hidrelétricas do mundo
Refúgio Biológico – Foto cedida pelo atrativo

Lá vivem aproximadamente 50 espécies animais e mais de 960 espécies de plantas. Alguns deles em viveiros e outros soltos pela mata.

São aproximadamente 2km de trilha pela floresta, onde você se encantará com a beleza dos animais e com a experiência maravilhosa de aprendizado sobre o meio ambiente!

Ah, e comprando seu ingresso para conhecer a segunda maior usina hidrelétrica do mundo com a Go, sai mais barato!

3. Xiluodu (China)

A terceira maior hidrelétrica do mundo começou a ser construída em novembro de 2007 e foi concluída em 2014.

Fica localizada entre o distrito de Leibo, que fica na província de Sichuan, e o distrito de Yongshan, que fica na província de Yunnan.

Sua capacidade de produção de energia é de 13.860 MW, em 2016 gerou mais de 50 bilhões de Kwh de eletricidade. Toda essa energia é fornecida principalmente para a região leste da China, além das províncias de Sichuan e Yunnan.

CONCLUSÃO | As maiores hidrelétricas do mundo

O Brasil é o terceiro país que mais usa de hidrelétricas para a produção de energia no mundo todo, perdendo apenas para o Canadá e os Estados Unidos.

Isso acontece porque o nosso país tem um enorme potencial hídrico.

A energia hidrelétrica representa aproximadamente 19% do consumo de energia do mundo, e a forma como ela é produzida vale a pena conhecer mais a fundo.

Sendo assim, quando vir a Foz do Iguaçu, não perca a oportunidade de visitar a Usina Hidrelétrica de Itaipu!

Gostou? Veja mais!

Nos acompanhe em nossas redes sociais! 😜

Capa: Foto cedida pela Itaipu Binacional | Matéria e Edições por Julia Gonçalves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + 1 =