países que não precisa de passaporte para viajar

CONHEÇA 5 PAÍSES QUE NÃO PRECISA DE PASSAPORTE PARA VIAJAR

Você sabia que existem vários países que não precisa de passaporte para viajar? Fazer a sua primeira viagem internacional pode ser mais fácil do que parece!

Separamos para você uma lista de países em que a entrada de turistas brasileiros não exige passaporte e nem visto! Confira abaixo.

Visto | Quais são os tipos e como eles funcionam?

tipos de vistos existentes
Passaporte | Freepik

Se você nunca viajou para fora do país, é provável que nunca tenha precisado de um de um visto.
Ele é, resumidamente, a permissão da entrada de uma pessoa em um país diferente do seu de origem.

É importante não confundir o visto com o passaporte!

Afinal, o passaporte funciona como um RG com válido internacionalmente, enquanto o visto é um documento que define a finalidade da sua viagem e quanto tempo ela durará.

Esse documento de entrada é concedido de várias formas diferentes. Nunca ouviu falar? Então confira abaixo os tipos mais comuns de visto.

Visto de turista:

Esse tipo de permissão autoriza o titular do visto a fazer uma viagem turística ao país e sua validade é, geralmente, de seis meses no máximo. Portanto, se a sua viagem é apenas para passear e conhecer o país, esse é o tipo de visto ideal.

Visto de Estudante:

Por outro lado, se a sua programação pretende estender a viagem para fins de estudo, esse tipo de visto é o ideal. A duração desse tipo de permissão é variável e depende, em geral, da duração do curso.

Visto de Negócios:

Permite que o titular viaje para o país com o objetivo de trabalhar ou participar de reuniões de trabalho, engloba também trabalhos voluntários, pesquisas e indivíduos que tenham algum tipo de relação comercial naquele país.

Visto de trânsito:

Esse visto é utilizado apenas quando você vai passar por um país para chegar no seu destino final, ou seja, é destinado para indivíduos que vão fazer alguma conexão.

Visto de residência:

É o mais burocrático de todos. Se você pretende se mudar de país, o ideal é dar entrada em um visto de residência, porém cada país tem as suas regras e limitações para esse tipo de permissão.

Cuidado para não exercer funções além das previstas no seu visto

Caso um cidadão entre em um país com um tipo de visto, ele não pode exercer nenhuma função além da que está prevista nele.
Por exemplo, se você conseguiu um visto turístico, não pode arrumar um emprego temporário naquele país.

Se isso acontecer, você pode ser considerado um imigrante ilegal e fica sujeito a deportação. Ao ser deportado, você ficará proibido de visitar aquele país e essa proibição pode ser temporária ou permanente.

DOCUMENTOS | Quais levar para os países que não precisa de passaporte?

Apesar de não precisar do passaporte e do visto, você vai precisar levar seus documentos para identificação de qualquer forma.

É importante se certificar de ter todos os documentos em mãos e mantê-los organizados pois a falta de um deles pode acarretar na sua volta para casa antes do planejado.

Seu RG é o principal documento a se levar, porém fique atento: ele deve estar em boas condições e, para viagens internacionais, deve ter sido expedido há, no máximo, 10 anos.

“Posso levar outro documento oficial com foto como forma de identificação?”

NÃO! Documentos como CNH, Carteira de Trabalho ou Registro de Nascimento não serão aceitos como forma de identificação, por isso, verifique a validade do seu RG com antecedência.

Alguns desses países podem exigir que você apresente um Certificado Internacional de Vacinação, ainda mais agora durante a pandemia da Covid-19, pois este garante que o viajante não vai trazer nenhuma doença viral para o país ou até mesmo contrair por lá.

Por fim, se você pretende alugar um carro no país estrangeiro, é necessário conferir se a sua CNH brasileira é válida ou se você precisará da PID (Permissão Internacional para Dirigir), que permite que você dirija tranquilamente em mais de 100 países.

PAÍSES QUE NÃO PRECISA DE PASSAPORTE

Agora que você já entendeu como funcionam as permissões para a entrada de viajantes em países estrangeiros e já sabe quais documentos são necessários, fora o passaporte, finalmente vamos à lista dos países em que você pode entrar sem se preocupar!

1. Argentina

Que tal fazer uma viagem para conhecer as Cataratas do Iguaçu, uma das 7 Maravilhas da Natureza, em dois países diferentes?

Cataratas Argentina | Países que não precisa de passaporte para viajar
Cataratas Argentinas | Freepik

Puerto Iguazú faz fronteira com Foz do Iguaçu e, o melhor de tudo, é que a Argentina é um dos países que não precisa de passaporte!

A cidade costuma ser a porta de entrada para os brasileiros ao país vizinho, isso porque a maioria prefere aproveitar e fazer um tour pela Tríplice Fronteira: Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazú!

Além da fronteira com o Brasil, outros destinos da Argentina também valem a pena ser visitados: a Patagônia e Buenos Aires, por exemplo, são apenas o início do que o país tem a oferecer.

Programando uma viagem para conhecer o encontro entre os três países? Clique aqui e confira uma opção de hospedagem aconchegante e que cabe no seu bolso!

Além disso, a GO oferece os melhores preços nos ingressos de passeios em Foz do Iguaçu, já deu uma olhadinha?
NÃO??? Confira já como economizar muuuuito na sua vinda à Terra das Cataratas!

*Atualmente (maio de 2021) as fronteiras da Argentina se encontram fechadas para os turistas brasileiros. Ainda não há previsão de abertura.

2. Chile

As belezas do Chile são incontáveis! Geleiras, vulcões, desertos, vinhedos e muito mais fazem do Chile um prato cheio para os turistas que gostam de conhecer belezas naturais.

Além disso, em cada estação do ano você encontrará belezas únicas que tornarão a sua experiência inesquecível. E o melhor de tudo: sem passaporte!

Viajar pelos países da América Latina tem uma vantagem: a maioria deles faz parte do Mercosul, ou seja, cidadãos brasileiros (ou de qualquer país que também faça parte do grupo) podem entrar portando apenas o RG.

*Atualmente (maio de 2021) as fronteiras do Chile se encontram fechadas. A previsão de abertura é para o dia 15 de junho.

3. Peru

Quem não gostaria de conhecer Machu Picchu? A cidade é um dos principais destinos do país, mas você já ouviu falar das outras paisagens imperdíveis do Peru?

Centro histórico de Cuzco | países que não precisa de passaporte para viajar
Centro Histórico de Cusco | Freepik

São várias paisagens imperdíveis como a Geleira de Pastouri, as Salineras de Maras e o Lago Titicaca! E o melhor de tudo é que, por fazer parte do Mercosul, você pode viajar apenas portando o seu RG.

*Atualmente (maio de 2021) as fronteiras do Peru se encontram fechadas para os turistas brasileiros. Ainda não há previsão de abertura.

4. Paraguai

Quem pensa que o Paraguai se resume à compras em Ciudad del Este se engana!

Viajar mais afundo pelo território paraguaio pode ser uma grande experiência histórica, o país tem vários resquícios da época da catequização dos indígenas, como por exemplo as Ruínas da Santíssima Trindade.

*As fronteiras do Paraguai estão abertas, porém com restrições. É necessário apresentar um resultado negativo no teste PCR ou de antígeno para COVID-19 com, no máximo, 72 horas.

5. Equador

Além de ser um dos países que não precisa de passaporte para os turistas, o Equador é um dos países mais baratos do mundo para viajar!

Viajando para lá, além de economizar bastante, você vai se maravilhar com a arquitetura dos pontos históricos e conhecer belezas paradisíacas como a Ilha de Galápagos ou ver de pertinho os vulcões!

*As fronteiras do Equador estão abertas, porém com restrições. É necessário apresentar um resultado negativo no teste PCR ou de antígeno para COVID-19 e/ou entrar em quarentena ao chegar no país.

CONCLUSÃO | Países que não precisa de passaporte para viajar

Viajar para fora do país é sempre uma experiência emocionante, ainda mais se for a sua primeira vez!
E para que tudo saia ainda melhor: planeje-se para evitar situações inconvenientes.

Faça um bom roteiro de viagem para aproveitar ao máximo o seu tempo de estada! Com um bom planejamento, você prevê os principais gastos e, de quebra, não deixa nenhum ponto turístico de fora.

Antes de arrumar as malas, confira os documentos que serão necessários na viagem e já deixe-os separados.
Se possível, faça uma fotocópia de todos eles, assim como dos comprovantes de hospedagem e das passagens de ida e volta.

Finalmente, atente-se também à moeda utilizada no país: pesquise as taxas de câmbio, se é melhor trocar seu dinheiro no Brasil ou no seu país de destino.
E, por último mas não menos importante, não esqueça de desbloquear cartões de crédito para uso no exterior.

Leia também:

Nos acompanhe em nossas redes sociais! 😜

Capa: Freepik | Matéria e Edições por Julia Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 13 =