Lugares para conhecer no Paraná e Sul do Brasil

Lugares para conhecer no Paraná e Sul do Brasil

Existem muitos lugares para conhecer no Paraná, com paisagens encantadoras e climas muito agradáveis.

Para ser uma viagem dessas que você faz e não se preocupa em gastar muito, é só ler a nossa matéria sobre como viajar gastando pouco e aproveitar desfrutando dos passeios e da culinária de cada região.

Depois disso, é só ler o conteúdo que trouxemos hoje e escolher para onde quer ir!

Curitiba

Curitiba | Lugares para conhecer no Paraná e Sul do Brasil
Curitiba | Foto: Canva Pro

Vamos começar com Curitiba, a capital paranaense que ocupa a posição de terceiro polo principal do setor turístico no Brasil.

Além de receber milhares de pessoas mensalmente a negócios ou não, a capital ainda é repleta de áreas verdes, como o Parque Barigui, Ópera de Arame e o Jardim Botânico.

Os museus Oscar Niemeyer e a Pedreira Paulo Leminski também são ótimas opções para quem deseja conhecer um pouco mais da cidade, e descobrir novos ambientes.

Lugares para conhecer no Paraná perto de Curitiba

Se for para a capital, pode aproveitar a viagem para conhecer as cidades próximas a ela, que são todas muitas bonitas e cheias de história para contar.

Lapa

Fica a 69 km de Curitiba, e é uma das cidades mais importantes do Paraná!

Sua importância também é reconhecida e ressaltada no Brasil. O “cerco da Lapa” foi um capítulo decisivo na consolidação da República, ocupando um espaço fundamental na história de nosso país, e de toda a região sul.

O pequeno centro histórico, fica no centro da cidade e tem a responsabilidade de arquivar todos os registros da história da cidade e a importância que tem.

Então, já sabe. Se for para Curitiba, aproveite para conhecer essa pequena importante cidade!

Antonina

Rodeada pela Serra do Mar e de frente para uma baía, a cidade de Antonina é a ideal para aqueles que gostam de cidades históricas e antigas.

Em sua rua principal, casarões coloniais foram erguidos em uma rua de pedras, e fazem do lugar, um verdadeiro monumento ao ar livre.

Seus conjuntos arquitetônicos, foram inclusive tombados como Patrimônio Histórico Nacional pelo Iphan.

A Igreja Bom Jesus do Saivá, monumento histórico do século XVIII, e a Igreja /nossa Senhora do Pilar, também são ideais para visita.

Morretes

Quase vizinha de Antonina, a cidade de Morretes está bem próxima de Curitiba, às margens do Rio Nhundiaquara, pertinho da Serra do Mar.

Repleto de casinhas coloniais, que foram transformadas em lojas, restaurantes e hoteis, a cidade é muito visitada por paranaenses.

Não só o centro histórico faz sucesso, como o passeio de trem Curitiba-Morretes, pela Serra do Mar.

Paranaguá

É a cidade mais antiga do Paraná!

Famosa por abrigar um dos mais importantes portos da América Latina, o Porto de Paranaguá, a cidade possui também um centro histórico, cheio de bons relatos sobre sua formação.

A região, abriga a Ilha do Mel, passeio muito recomendado entre brasileiros e paranaenses por todas as suas belezas naturais e a preservação do espaço.

Guaratuba

Já que viemos até aqui, vamos finalizar com o litoral paranaense.

Com lindas praias e uma boa infraestrutura, a cidade é uma das mais procuradas por paranaenses que querem ter um momento refrescante de lazer.

Além das praias, a cidade abriga também lindas montanhas escondidas e cachoeiras.

Guaratuba é um ponto rápido para visitar às outras cidades. Estando nela, dá pra visitar algumas praias de Santa Catarina e aproveitar muitooooo!

Lugares para conhecer no Paraná / Ribeirão Claro

Caracterizada por seu espírito aventureiro, a cidade do Norte Pioneiro, fica na divisa do estado de São Paulo.

As trilhas são o ponto principal da cidade, e vão até o topo do Morro do Gavião, que deslumbra a todos com um visual encantador! Uma tirolesa de que chega a quase 50 km/h.

Para desbravamento e aventura de seus visitantes, a cidade possuí ainda, ambientes encantadores como a Gruta da Água Virtuosa e as Cascatas Gummy, Véu da Noiva e Ruvina.

Lugares para conhecer no Paraná / Sul: Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu | Lugares para conhecer no Paraná e Sul do Brasil
Foz do Iguaçu | Foto: Canva Pro.

Por estar em uma região de tríplice fronteira, entre Brasil, Paraguai e Argentina, a cidade atraí visitantes de todo o mundo.

Quem passa por aqui, costuma ser atraído pelas famosas Caratas do Iguaçu, consideradas uma das Sete Maravilhas da Natureza.

Além deste atrativo, existem vários outros tipos de passeios em Foz do Iguaçu, como o Parque das Aves, a Itaipu Binacional, Marco das Três fronteiras etc.

O diferencial de nossa cidade, é realmente o fato de estar em uma região de Tríplice Fronteira, tornando muito mais fácil a visita aos outros dois países: Paraguai e Argentina.

Se está pensando em passar por por aqui, leia essas dicas de passeios na fronteira:

+ Dicas de Passeio em Foz do Iguaçu

+ O que fazer em Puerto Iguazu? | Passeios na Argentina

+Como chegar ao Paraguai, destino de compras de muitos brasileiros

Lugares para conhecer no Paraná / Sul: Sapopema

Se você nunca ouvir falar dessa cidadezinha, está perdendo de conhecer fantásticas paisagens.

Pertinho de Londrina, Sapopema abriga a cachoeira do Messias e o Pico Agudo, com aproximadamente 1200 metros de altura, seus principais atrativos turísticos.

Para quem gosta de cachoeiras, a cidade é o destino perfeito!

Em sua visita, dá pra conhecer a Cachoeira da Mata, Cachoeira Rodeio Bonito, Gruta e Mirante Sítio Shalon, Mirante da Serra Grande, Poço do Monjolo, Salto Serra fria e Salto Zamarian.

Lugares para conhecer no Paraná / Sul: Ponta Grossa

Com atrações já bastantes conhecidas, como o Parque Estadual de Vila Velha, Ponta Grossa é a quarta maior cidade do Paraná, e abriga muitos destinos ainda pouco conhecidos, mas muito bonitos, dignos de uma visita.

O Cânion a Cachoeira do Rio São Jorge, por exemplo, possui várias quedas d´água com piscinas naturais.

O Buraco do Padre e Fenda Freire também são excelentes opções de passeio.

Santa Catarina

Florianópolis | Lugares para conhecer no Paraná e Sul do Brasil
Florianópolis | Foto: Canva Pro.

Conhecida por suas praias, destinos de muitos brasileiros durante a temporada de férias, o Estado de Santa Catarina é um dos lugares mais indicados para se conhecer, isso se não lugar para o alto fluxo de pessoas.

As praias quase sempre estão cheias. Sua popularidade realmente é muito grande!

O município de Balneário Camboriú é sem dúvidas um dos mais agitados durante o verão. Os parques, praias e ilhas da região enriquecem a terra e toda sua história, enraizada na cultura alemã.

A Capital da cidade, Florianópolis, também não fica pra trás quando o assunto é popularidade.

Conhecida entre os visitantes como “floripa” o local abriga lindas praias, bares, restaurantes e casas noturnas, que garantem uma boa diversão as pessoas mais agitadas, que relaxam durante o dia e curtem toda a noite.

Rio Grande do Sul

A fama do Rio Grande do Sul, se dá principalmente por seus vinhos, e o clima europeu que se instala em algumas regiões.

A Serra Gaucha contempla as cidades de Gramado, Canela e o Vale dos Vinhedos, muito populares em todo o país, concentrando o maior número de visitantes todos os anos.

Ao contrário das regiões litorâneas, que atraem visitantes no verão, o Rio Grande do Sul faz sucesso mesmo no inverno!

Isso por que eles são contemplados com a neve, e isso não acontece em todo o Brasil, então vá preparado. Separe seus casacos e aproveite!

Conclusão: Lugares para conhecer no Paraná e Sul do Brasil

Esperamos que nossa lista de lugares para conhecer no Paraná e Sul do Brasil tenham te ajudado a decidir por onde passar no seu próximo momento de férias ou descanso.

Todos os estados e cidades possuem uma história e muitas belezas naturais dignas de serem visitadas.

Faça uma viagem segura, se programe e aproveite o que todas essas regiões têm para oferecer.

Siga as nossas redes sociais <3

Capa: Foto CavaPro | Edições por Maria Leithardt

Leia também: Dicas de viagem: vantagens de viajar na baixa temporada

Como arrumar a mala? A ANV Travel consegue te ajudar!

Tríplice Fronteira – Por onde começar sua viagem?

10 Dicas de Hospedagem | (Guia) Como escolher o hotel pela internet?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *